Fávaro diz que governo irá prorrogar determinados contratos de produtores rurais com vencimento neste ano de 2024

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse nesta segunda-feira (18/03/24), durante abertura do Show Safra, em Lucas do Rio Verde (MT), que o governo deve prorrogar determinados contratos de produtores rurais de soja, milho, pecuária bovina e de leite, com vencimento neste ano de 2024, mas sem dar detalhes adicionais da medida. A decisão acompanha cenário complicado no campo relatado por diversos agricultores.

“Os investimentos que vencem no ano de 2024 serão prorrogados de acordo com os contratos, talvez deixando para últimas [parcelas] se tiverem dois ou três anos para vencer ou parcelados durante os vencimentos das parcelas vincendas”, disse Fávaro. Ele complementou que a determinação veio diretamente do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A medida, que não teve detalhes adicionais divulgados e nem prazo para formalização, vem em um momento em que os produtores rurais de diversas regiões do país enfrentam cenário complicado no campo diante das adversidades climáticas neste ciclo produtivo e baixos preços de comercialização. “Temos plena consciência das dificuldades de clima, de preços e endividamento nos nossos produtores”, complementou o ministro.

Na semana passada, Lucas Beber, presidente da Aprosoja-MT, reforçou o cenário complicado que produtores de grãos têm enfrentado nesta safra 2023/24 do Brasil e pediu celeridade do governo em medidas de apoio. “A crise pode se aprofundar ainda mais se o governo continuar na falácia e não entrar em ação”, disse. O Notícias Agrícolas apurou que uma entidade que representa um importante setor agrícola do país tem reunião agendada com Fávaro amanhã (20), em Brasília (DF).

“Vamos também criar uma normatização para que os custeios dos bancos públicos cumpram as normativas do crédito rural e sejam todos prorrogados de acordo com a necessidade de cada produtor brasileiro e, também, enfrentar com responsabilidade a banalização das recuperações judiciais. Não significa que não é um instrumento importante, mas precisa ter critérios e critérios muito sérios”, completou.

A medida proposta pelo governo ainda precisará ser aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O Notícias Agrícolas procurou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para saber detalhes adicionais do anúncio de Fávaro e quando as medidas deverão entrar em vigor, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.

Também participou da abertura da feira o secretário de Política Agrícola, Neri Geller, que disse recentemente em entrevista ao portal que o governo federal trabalha em uma linha de crédito com até US$ 2 bi para apoiar produtores.

Fonte: Notícias Agrícolas