Voláteis, soja, derivados e grãos voltam a subir na Bolsa de Chicago nesta 4ª, acompanhando petróleo

Nesta quarta-feira (30), os futuros da soja abriram o dia operando com ligeiros ganhos, porém, foram intensificando o avaço durante a manhã e, por volta de 10h40 (horário de Brasília), as cotações subiam entre 16,75 e 19,75 pontos nos contratos mais negociados. Assim, o maio tinha US$ 16,62 e o julho, US$ 16,41 por bushel. O mercado acompanha o trigo voltando ao campo positivo – depois de um início de dia no vermelho – e altas também do milho. 

No complexo soja, as altas também são fortes e passam de 1,5% entre os futuros do farelo e do óleo. Os preços acompanham os ganhos do petróleo, que sobe mais de 4% na manhã desta quarta-feira. 

Os preços recuperam uma pequena parte das perdas intensas registradas na sessão anterior, quando o mercado foi pressionado e passou por uma liquidação de posições diante de notícias mais otimistas sobre um possível acordo entre Rússia e Ucrânia. 

“A volatilidade dos mercados continua sendo o nome do jogo. Ontem mais uma vez o kit guerra – trigo, petróleo e ouro – caiu antes de mais uma reunião entre Ucrânia e Rússia. Nas outras cinco vezes isso também ocorreu”, explica Eduardo Vanin, analista de mercado da Agrinvest Commodities. O prêmio de risco diminui sobre as commodities e as baixas acontecem. 

Hoje, portanto, o dia parece ser de correção, principalmente com os traders ansiosos pelos dados de área de plantio e estoques trimestrais no dia 31 de março nos boletins do USDA. 

Fonte: Notícias Agrícolas