Café e calçados lideram, e Franca registra 2º maior valor em exportações na história

Foram 63,2 milhões de dólares faturados em exportações pela economia francana no primeiro trimestre deste ano.

Liderada pelos setores cafeeiro e calçadista, Franca registrou US$ 63.204.132 em exportações no primeiro trimestre de 2023. Os dados são publicados mensalmente pelo Comex Stat, plataforma do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Este é o segundo maior valor alcançado no período desde o início da série histórica, no ano de 1997. Apenas em 2005, o município superou este resultado ao registrar US$ 63.817.418 exportados.

De janeiro até março deste ano, o “café, chá, mate e especiarias” foi o setor que fechou com maior arrecadação ao totalizar US$ 31.644.403. Área pela qual Franca é reconhecida nacionalmente, calçados e artigos semelhantes ficaram em segundo lugar, com US$ 20.203.728 em exportações.

Segundo o presidente do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), José Carlos Brigagão, a expectativa é que o setor alcance o mesmo resultado registrado em 2022. “Acredito que vamos repetir o ano passado, ou seja, fecharemos este ano com US$ 90 milhões. Esse é o caminho, e tudo indica que chegaremos a este patamar”, disse ele, se referindo às exportações calçadistas.

Para os próximos anos, o crescimento nas exportações depende de medidas governamentais, como incentivo fiscal, defende Brigagão. “O produto para exportação nós temos, a mão de obra de qualidade nós temos, o que está faltando agora é que o Governo do Estado atenda os pleitos da indústria calçadista para alavancar (ainda mais) as exportações, além de aumentar a competitividade no mercado nacional”.

Ainda no mercado nacional, uma das principais queixas da indústria calçadista é a falta de competitividade com o produto fabricado em Minas Gerais, cujas alíquotas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) foram reduzidas para 1% a 3%. Enquanto no Estado de São Paulo, o percentual já chegou em 18% e, agora, gira em 3,5% para todos os fabricantes.

Atualmente, Estados Unidos, Coreia do Sul, Panamá, Argentina, Chile, Austrália, Colômbia e Costa Rica são os principais destinos dos sapatos francanos. “É importante que esse trabalho seja apoiado pelo Governo do Estado, no sentido de divulgar nossos produtos no exterior para abrir novos mercados”, completou.

Além dos setores já citados, a cidade exportou peles e couros (US$ 5.402.340), produtos à base de amidos ou de féculas modificados (US$ 3.840.248), obras de couro e artigos de viagem (US$ 370.865), óleos essenciais e resinoides (US$ 367.180), entre outros produtos.

Os dados das exportações realizadas pelos municípios brasileiros são subtraídos do Sistemas de Comércio Exterior (Siscomex) e baseados nas declarações de produtos exportados pelas empresas do país.

Fonte: GCN