Comissão Semeadoras do Agro da FAESP e SEBRAE-SP promovem ciclo de palestras em Uchôa, Buritizal e Presidente Epitácio

Nos últimos dias 27 e 29 de setembro, os municípios de Uchôa e Presidente Epitácio receberam o evento “Mulheres, Descubram-se no Campo”; e, no dia 28, o município de Buritizal recebeu o evento “Mulheres, é tempo de Semear”. Promovidos pelos sindicatos rurais desses municípios e pela Comissão Semeadoras do Agro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) em parceria com o SEBRAE-SP, os ciclos de palestras, que visam incentivar a presença feminina no empreendedorismo rural, reuniram, em média, mais de 100 mulheres de cada região e contou com a participação de diversas lideranças locais, autoridades municipais e representantes das instituições organizadoras.

Os presidentes dos Sindicatos Rurais de Uchôa, Siuze Aparecida Agostinho Davanzo; de Buritizal, Lu Francis de Menezes; e de Presidente Epitácio, Sussumo Hondo, foram os responsáveis pela abertura dos eventos.

A diretora da Federação e coordenadora executiva da Comissão Semeadoras do Agro, Adriana Menezes, realizou as palestras “Ações da FAESP em prol das Mulheres no Campo” e “Como fazer dar certo”, enquanto a vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro e vice-presidente do Conselho Feminino Superior da FIESP (CONFEM), Juliana Farah, falou sobre os temas “Protagonismo Feminino – Do Empreendedorismo ao Acesso de Crédito no Campo” e “Posicionamento da mulher e seus diversos papéis”. Os eventos também contaram com atendimento e apresentação de serviços pelo Banco do Povo.

Os ciclos de palestras fazem parte da iniciativa da Comissão Semeadoras do Agro da FAESP em conscientizar as mulheres da sua relevância e força para terem participação cada vez maior na liderança da produção rural em suas regiões de atuação. A Comissão já se destacou em importantes eventos desde a sua criação, em 8 de março do ano passado, Dia Internacional da Mulher.

“A FAESP é uma entidade que reconhece a importância das mulheres do Agro e o objetivo da Comissão é estimular o empreendedorismo, a capacitação das mulheres do agronegócio paulista e o surgimento de novas lideranças femininas no setor. Nos eventos as participantes compartilham suas experiências para que todas percebam como as mulheres têm angariado mais respeito e espaço no Agro. Isso estimula as empreendedoras rurais a terem ainda mais coragem e vontade de mostrar empenho, alavancando o crescimento pessoal, profissional e a autonomia financeira”, destacou Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro.

“Para o Sistema FAESP/SENAR-SP apesar dos avanços recentes, ainda há muito a ser feito para que as mulheres assumam um lugar de destaque no agro que seja equivalente à sua participação na sociedade brasileira atual. Por isso, a iniciativa da Comissão Semeadoras do Agro da FAESP e do SEBRAE-SP é tão importante. O evento “Mulheres, descubram-se no Campo” é uma oportunidade para que as mulheres do meio rural possam ter acesso a informações relevantes e inspiradoras, além de criar uma rede de contatos e apoio para enfrentar os desafios que ainda existem”, afirmou a diretora da FAESP e coordenadora executiva da Comissão Semeadoras do Agro, Adriana Menezes.

Fonte: Faesp / Senar

Link: https://faespsenar.com.br/comissao-semeadoras-do-agro-da-faesp-e-sebrae-sp-promovem-ciclo-de-palestras-em-uchoa-buritizal-e-presidente-epitacio/