Agroturismo valoriza a cultura local e cria oportunidades econômicas

Curso de Turismo Rural oferecido pelo Sistema FAESP/SENAR-SP já atendeu quase 20 mil participantes em todo o Estado de São Paulo.

Conhecer novas culturas, lugares, estar em contato com a natureza e com pessoas diferentes. Para quem gosta de viajar, não tem nada mais satisfatório do que isso. A prática do turismo rural é um dos meios mais rápidos para viver estas experiências. Melhor ainda quando se sabe que em todo o Estado de São Paulo existem inúmeras atrações e paisagens a serem desbravadas.

Também chamado de agroturismo, esse tipo de viagem, como o próprio nome diz, está ligado ao cenário rural, aproximando o turista da vida no campo. A ideia é valorizar a cultura local, mostrando a importância das atividades agropecuárias e de quem está por trás delas. Além de ser uma importante atividade econômica, contribuiu para evitar o êxodo rural, fixando as pessoas nessas localidades.

“O turismo rural também contribui para o desenvolvimento cultural da cidade, mantendo vivas as tradições e fortalecendo a união familiar no campo”, explica Solange Mota, do Sindicato Rural de São Bento do Sapucaí, uma das principais potências do agroturismo de São Paulo.

Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade encontrou no incentivo ao turismo rural um caminho para o seu desenvolvimento econômico, social e ambiental, valorizando o que tinha de melhor. “Os produtores da região conseguem manter sua rotina e agregam novos valores aos seus produtos, complementando a renda familiar.” Assim, São Bento do Sapucaí se tornou famosa por suas cachoeiras, fazendas e gastronomia, oferecendo diversas opções de passeios ao ar livre.

Outra cidade que se destaca nesse circuito é Jundiaí. Com cafés coloniais e opções de visita a plantações, o munícipio fez da vida no campo, das tradições e da história o seu grande atrativo. “Diversas pessoas encontraram uma nova fonte de renda com a criação de negócios turísticos. O Circuito das Frutas, por exemplo, tem desempenhado um papel fundamental na economia local”, comenta José Valdemarin, do Sindicato Rural local.

Fonte: Faesp/Senar