FAESP Informa: Inscrições abertas para novas turmas do curso “Introdução ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF)

O registro no Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF) – que substituiu a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) – é condição obrigatória para obter acesso às diversas políticas públicas voltadas para geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar, o que pode fazer uma grande diferença para o desenvolvimento dos municípios. Com a migração do sistema eletrônico de emissão do DAPWEB para o CAFWEB (a nova ferramenta para inscrição dos produtores rurais no CAF) desde o fim do ano passado, vários ajustes técnicos foram feitos para melhorar a performance do sistema. Para auxiliar os agentes cadastradores da rede CAF, foram abertas novas turmas do curso online e gratuito “Introdução ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF)”.

O calendário de inscrições (veja no final deste texto) vai de abril a dezembro. São 2 mil alunos por turma para as entidades que compõem a Rede CAF em todo o Brasil. A procura por esse curso tem sido muito grande, por isso é recomendável agendar a participação o quanto antes. As inscrições para o curso são de responsabilidade dos agentes cadastradores e devem ser feitas através do seguinte endereço: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/avaenagro/mod/page/view.php?id=8030.

O curso tem carga horária de 15 horas, no modelo Ensino a Distância, ministrado pela Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO/MAPA) e tem por objetivo capacitar e habilitar os agentes cadastradores para a utilização do CAFWeb – que é utilizado também para emitir o RICAF, o documento de comprovação da inscrição no CAF e no CAF-Pronaf.

É de extrema importância a participação dos Sindicatos Rurais que já são emissores de DAP e integram a rede emissora CAF, por meio de seus agentes cadastradores, bem como de novos colaboradores que venham a ser vinculados.

O Departamento Econômico da FAESP permanece à disposição, pelo e-mail economico@faespsenar.com.br, para prestar esclarecimentos adicionais sobre o curso e para auxiliar novos Sindicatos interessados em obter o credenciamento para se tornarem agentes cadastradores.

Fonte: Faesp / Senar