SENAR-SP comemora produção de 167 mil mudas nativas para programa de reflorestamento

Mais de 167.000 mudas nativas produzidas. Esse é o saldo do programa “Florestamento – Recomposição da Área de Preservação Permanente”, promovido pelo SENAR-SP. Com pouco mais de um ano de existência e a parceria de sindicatos rurais, a iniciativa tem como objetivo capacitar pequenos produtores e trabalhadores rurais na produção de mudas nativas e na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APPs).

O programa conta com um curso online e encontros presenciais que somam mais de 168 horas de atividades com temas como importância ecológica, socioeconômica e legislação ambiental, tipos de vegetação, silvicultura, métodos de recomposição florestal, plantio, controle de formigas cortadeiras e manejo. Em 2022, 24 sindicatos aderiram ao programa, com 334 participantes certificados. Agora, em 2023, o curso está sendo realizado com a participação de 27 sindicatos e 432 pessoas.

“As APP’s são protegidas por Lei e possuem o importante papel ambiental de preservar toda a biodiversidade. Com esse programa, o SENAR/SP prepara produtores e trabalhadores rurais para a formação de mudas e o plantio de árvores nativas na recomposição das APPs, de forma a garantir a regularidade ambiental, promovendo a harmonia entre meio ambiente e agricultura”, destaca Marco Antônio de Oliveira, chefe-adjunto da Divisão de Formação Profissional do SENAR-SP.

Durante o curso, os instrutores técnicos do SENAR-SP visitam as áreas onde será realizada a recomposição vegetal e verificam se o espaço atende a todos os requisitos necessários. No local, os proprietários recebem orientações sobre como preparar os viveiros com as sementes cedidas pelo SENAR-SP para a produção de mudas. Os instrutores também acompanham todas as fases do programa: preparo das mudas e do solo, monitoramento de indicadores ecológicos e manejo da área de plantio das árvores.

Segundo Maneco Zago, instrutor do SENAR/SP, o programa está ganhando força e vai ajudar na recuperação ambiental de pequenas propriedades.

“Muitas vezes, a recuperação ambiental é inacessível economicamente para o produtor. Por isso, esse trabalho do SENAR está sendo muito valorizado pelo pequeno produtor que sempre quis recuperar suas áreas de preservação, mas não sabia como fazer. Só na região de Leme, por exemplo, já foram produzidas 8 mil mudas nativas até o momento, e é muito interessante ver como os participantes estão entendendo a importância da restauração ecológica para a proteção dos recursos hídricos e para a conservação do solo”, diz Zago.

A produtora familiar Lia Carvalho aderiu ao programa no início do projeto. Com outras 15 famílias, o núcleo do curso promovido pelo SENAR-SP em parceria com o Sindicato Rural de Andradina – e orientação do instrutor Antonio Carlos Furrier – já produziu mais de 16 mil mudas.

“Sempre quis reflorestar a reserva da minha propriedade, mas nunca tive a oportunidade. Assim que soube do programa do SENAR, aderi ao projeto, pois acredito que nós, produtores rurais, temos papel crucial na restauração e preservação de áreas naturais. Essa parceria tem sido muito importante, com aulas que nos ajudam muito e tiram todas as nossas dúvidas. Os professores do SENAR estão nos mostrando que a adoção de boas práticas de restauração e conservação ambiental podem e devem andar juntas com a produção agrícola”, diz Lia.

Fonte: Faesp / Senar