Secretaria de Agricultura lança o 22º Concurso Estadual Qualidade e Sustentabilidade do Café

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, lançará nesta quarta-feira (24/05), no Instituto Biológico, às 10hs, o 22º Concurso Estadual “Qualidade e Sustentabilidade do Café”.

Com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, a edição deverá selecionar as 10 melhores amostras de cafés do Estado.

O concurso estadual é realizado anualmente, sempre no dia 24 de maio, quando é comemorado o Dia Nacional de Café. Os ganhadores serão divulgados na segunda quinzena de novembro deste ano. Podem se inscrever e concorrer todos os cafeicultores do Estado de São Paulo, com amostras produzidas por eles nesta safra.

No evento, serão divulgados os vencedores da edição de 2022. O Concurso Estadual “Qualidade e Sustentabilidade do Café” permite agregar valor ao produto, divulgar a diversidade de sabores e aromas da cafeicultura estadual junto aos consumidores, gerando valor para toda a cadeia, da produção ao consumo.

O objetivo é incentivar a produção de cafés de alta qualidade, estimular melhores práticas agrícolas e a sustentabilidade e fortalecer a cultura do café nas regiões produtoras do Estado de São Paulo.

Produção de Café no Estado de São Paulo

Em novembro de 2022 foi conduzido o primeiro levantamento de safra 2022/23 de café no estado de São Paulo, estimando-se colheita 4,75 milhões de sacas de 60 kg (corresponde a 284,9 mil toneladas do produto), representando avanço de 7,2% acima da safra cafeeira 2021/22 (setembro de 2022).

Observou-se expansão de 8,0% na estimativa da produtividade média do estado, contabilizada em 25,2 sc./ha. Entre os mais relevantes cinturões cafeeiros do estado, o mais elevado rendimento foi contabilizado na Regional de Bragança Paulista com 27,1 sc./ha, seguido pelo principal polo da lavoura, o cinturão francano, região de Franca, com 26,9 sc./ha. As Regionais de Marília e Ourinhos apontam expansão da produção frente ao fechamento da safra anterior, enquanto a Regional de São João da Boa Vista indica relativa estabilidade comparada à última colheita (+1,1% apenas). Os efeitos das geadas de 2021 ainda se fazem sentir na região da Mantiqueira já que, devido aos danos causados pelo intenso frio, muitos talhões tiveram que se submeter a podas de condução, visando a revitalização da superfície produtiva.

22º Concurso Estadual Qualidade e Sustentabilidade do Café

Local: Instituto Biológico