Programa do SENAR-SP ensina boas práticas em recursos hídricos

Curso é destinado aos produtores rurais que desejam aprender mais sobre o correto uso e conservação da água em suas propriedades

Em 2021, o Estado de São Paulo enfrentou a pior crise hídrica dos últimos 90 anos. Pelo menos 20 cidades do interior enfrentaram falta de água em razão do clima seco e à falta de chuvas, que, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi de apenas 1189,2 mm de precipitação em 12 meses. Ou seja, uma deficiência de 427,0 mm, cerca de 26% abaixo da média de chuva anual em São Paulo. Devido à crise e pela importância da água em toda atividade agropecuária, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-SP) desenvolveu o curso “Boas práticas de uso e conservação da água nas propriedades rurais”, voltado a fornecer informações sobre boas práticas de uso e para a conservação da água nas propriedades rurais.

De acordo com Elton Hidemitsu Koroiva, médico veterinário, e técnico de Formação Profissional Rural do SENAR-SP, o curso tem o objetivo de orientar os produtores e trabalhadores rurais quanto às boas práticas agropecuárias relacionadas ao uso e conservação da água na propriedade rural. No conteúdo da cartilha que acompanha o curso serão abordados tópicos como: breve introdução sobre a importância da água; tipos de fontes de abastecimento; formas de captação; além de orientações e exemplos de boas práticas agropecuárias relacionadas ao uso e conservação da água na propriedade rural.

O curso tem carga horária de 16h/aula, sendo destinado a produtores e trabalhadores rurais maiores de 18 anos. A previsão é que o curso esteja disponível a partir de abril. “Em breve, o Programa será oferecido por toda a rede sindical, mas estamos começando com um projeto piloto a ser realizado no Sindicato Rural de Piedade”, informa o técnico do SENAR-SP.

Fonte: Faesp / Senar