Produtores paulistas acompanham tendências do setor em comitiva da FAESP na Fruit Attraction SP 2025
Membros da Comissão de Fruticultura e da Comissão de Hortaliças, Flores e Orgânicos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) participaram do segundo dia da Fruit Attraction SP 2025. O evento, que reuniu empresas nacionais e internacionais, foi uma oportunidade para a realização de negócios, troca de conhecimento e contato com as últimas tendências do setor de frutas e hortaliças.
Representando a Comissão de Fruticultura, participaram Nabor Ito (Sindicato Rural de Pilar do Sul) e Pedro Pelegrini (Sindicato Rural de Valinhos). Pela Comissão de Hortaliças, Flores e Orgânicos, estiveram presentes Gildo Saito (coordenador da Comissão, pelo Sindicato Rural de Mogi das Cruzes), Alex Bueno (Sindicato Rural de Piedade) e Enio Nagahama (Sindicato Rural de Pilar do Sul). Além deles, os técnicos Jarbas Mendes da Silva e André Luiz de Oliveira, pelo SENAR-SP, e Érica Monteiro de Barros, pela FAESP, também integraram a comitiva.
A participação na feira permitiu que os representantes conhecessem de perto a mostra de produtos, tecnologias e serviços do segmento hortifrutícola, expostos por empresas de mais de 18 países. Além disso, no Fruit Fórum, o grupo pôde acompanhar as discussões de especialistas sobre temas estratégicos para o setor, como as tendências globais no mercado de frutas, inovações tecnológicas na produção e a importância da sucessão familiar no agronegócio.
De acordo com Gildo Saito, coordenador da Comissão de Hortaliças, Flores e Orgânicos da FAESP, eventos desse porte são essenciais para estimular novas possibilidades de mercado. “A participação numa feira como essa, de nível internacional, nos leva a refletir e a nos imaginar exportando os nossos produtos, principalmente as nossas frutas tradicionais e exóticas, que são tão desejadas pelo mercado exterior. A exportação pode ser um ótimo caminho para aumentar as vendas e agregar valor aos nossos produtos”, afirmou.
O Brasil, um dos maiores exportadores mundiais de frutas, tem um mercado estimado em 12 bilhões de dólares. As exportações brasileiras do setor vêm crescendo, impulsionadas pela alta demanda por produtos tropicais e exóticos em mercados da Europa, América do Norte e Ásia. A produção paulista se destaca nesse cenário, com frutas como laranja, limão, manga e uva conquistando espaço no comércio exterior.
A participação dos produtores e técnicos do Sistema Faesp/Senar-SP na Fruit Attraction SP 2025, a mais importante feira do setor hortifrutícola da América Latina, reafirma o compromisso da federação com o fortalecimento do setor e com a capacitação dos produtores paulistas. O evento proporcionou novos insights e estratégias para alavancar a fruticultura no estado, conectando os profissionais do campo às mais recentes inovações do mercado mundial.
Fonte: Faesp / Senar