Fávaro recebe ministro de Comércio Exterior dos Emirados Árabes para tratar de novas parcerias com o Brasil

No encontro, os ministros conversaram sobre medidas que os países vão adotar para a realização de projetos bilaterais na área de agricultura

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu, nesta segunda-feira (14) o Ministro de Comércio Exterior dos Emirados Árabes, Thani bin Ahmed Al Zeyoud. O encontro foi oportunidade para dar andamento às conversas iniciadas durante missão oficial de Fávaro e equipe aos Emirados Árabes com o objetivo de intensificar as parcerias entre os dois países no setor agropecuário. O mercado já recebe do Brasil carne bovina, de frango e açúcar e há espaço para ampliar a exportação de produtos como frutas e realizar cooperações na área de tecnologia e inovação no agronegócio. A visita do representante árabe é o ponto de partida para a definição de uma agenda com essa finalidade.

“A parceria com os Emirados Árabes será oportunidade de ampliarmos as exportações para o país que se tornou um hub (ponto) de distribuição de produtos brasileiros para todo o Oriente Médio e Ásia”, disse Fávaro.

Ao mencionar o maior programa brasileiro sustentável, que vai dobrar a área de produção de alimentos no país sem desmatamento, Carlos Fávaro explicou ao ministro árabe que a ideia é recuperar até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade para aumento da produção agropecuária com sequestro de carbono e manutenção de 66% do território preservado do Brasil. A iniciativa foi apresentada nos Emirados Árabes e chamou a atenção dos fundos de investimentos do país.

Al Zeyoud reafirmou o interesse de seu país em expandir as relações comerciais com o Brasil e disse que já está trabalhando para isso. Segundo o ministro, há interesse de se promover troca de tecnologia entre a Embrapa e o órgão similar dos Emirados Árabes. Ele informou ainda que participou do lançamento do PAC e que a representação dos Emirados Árabes está no Brasil realizando encontros também com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

“Tivemos reuniões nesses dois órgãos para nos informarmos sobre o que os Emirados Árabes podem oferecer ao Brasil no setor agrícola. Discutimos com a CNA ações para divulgarmos os produtos brasileiros para o nosso país e participamos do lançamento do PAC, a convite do presidente Lula. Vamos reunir as informações para voltarmos com propostas de investimentos”, disse o ministro.

Carlos Fávaro avaliou que a visita ao ministério e a presença do ministro no lançamento do PAC já é sinal do interesse dos Emirados Árabes em firmar novas parcerias com o Brasil.

“Estamos animados com o estreitamento das relações com o país, o que proporcionará oportunidades muito boas para ambos os lados e daremos todo o suporte que precisarem. Nossa equipe está à disposição”, disse Fávaro ao ministro Al Zeyoud.

Fonte: Mapa e Portal do Agronegócio