Cerimônia de lançamento dos Programas Turismo Rural e Valorização da Gastronomia Paulista é realizada no Salão Nobre da Secretaria

Na manhã desta quarta-feira (29/03) a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo participou do lançamento do Programa ‘Sabor de SP’, pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, que conta com um conjunto de ações para impulsionar o turismo gastronômico no Estado.

Com a divulgação do Projeto, espera-se revelar e valorizar o talento dos recursos humanos ligados à área da gastronomia e do turismo em regiões turísticas do Estado. A expectativa é de ampliação do fluxo turístico, de modo permanente, em diversas regiões. Outras metas a serem atingidas são, estimular e promover a pluralidade cultural e turística, fortalecendo a imagem do Estado como destino turístico.

O secretário de Agricultura, Antonio Junqueira, parabenizou Roberto de Lucena, titular da Pasta de Turismo e Viagens, pela iniciativa. “O turismo rural em São Paulo é o melhor do Brasil. Aqui nós temos tudo e vamos dar andamento ao projeto”, enfatizou.

“São Paulo é um lugar onde nós estaremos unindo e valorizando a gastronomia e o turismo Paulista”, ressaltou Roberto de Lucena. “Estamos trabalhando no turismo rural há muito tempo. Foi difícil chegar nesse momento histórico.” diz Tirso Meirelles, vice-presidente do SEBRAE-SP e vice-presidente no Sistema FAESP/SENAR-SP.

A secretária da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Marília Marton, agradeceu a todos os presentes na solenidade e exaltou a importância da união de todos. “Entendemos que o governo do estado é um único lugar e podemos fazer muito mais se trabalharmos juntos.”, encerrou.

O diretor executivo da Fundação Institutos de Terras do Estado de São Paulo – ITESP, Guilherme Piai, agradeceu a parceira forte entre a instituição e a SAA e salientou o fortalecimento da união com a Secretaria. “Vamos desenvolver um grande trabalho juntos. O ITESP será um grande parceiro da Secretaria”.

Durante a cerimônia, também foi assinado um Protocolo de Intenção que criará um Grupo de Trabalho Mulheres do Turismo Paulista, tendo o propósito de estimular o protagonismo da mulher dando visibilidade às ações no setor, que representam mais da metade da força de trabalho no Estado. Além de ser a maioria nos principais segmentos ligados ao turismo.

Estiveram presentes ao evento, o deputado estadual, Itamar Borges, o secretário executivo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Frederico Mascarenhas, a chefe de gabinete da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Myrian Mara Kosloski Prado, o presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT, Ricardo Gomes, o assessor do gabinete do senador Marcos Pontes, André Luiz Milifont Silva, gerente da Unidade de Desenvolvimento Setoriais e Territorial do SEBRAE/SP, Rodrigo Mattos do Carmo, prefeitos de municípios paulistas, organizações e produtores rurais.

Fonte: Agricultura SP