Cecafé externa sustentabilidade e boas prática em evento da 4C Services

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou, ontem, 14 de junho, em Campinas (SP), da “4C Regional Stakeholder Conference”, promovido pela certificadora 4C Services.A entidade foi representada pelo presidente de Conselho, Márcio Ferreira, pelo diretor-geral, Marcos Matos, pela secretária de Conselho Deliberativo, Flavia Barbosa Paulino da Costa, e pela gestora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Silvia Pizzol, no painel “Esforços empreendidos pelo Cecafé para apoiar as exportações de café” e na rodada de debates subsequente.Com participação significativa do fluxo do mercado global e de organizações de representação do setor, o evento teve como foco o debate das novas regulações e regras de importação, com ênfase na nova Lei da União Europeia, mirando o futuro do mercado internacional.O Brasil é referência em sustentabilidade e boas práticas, com preservação ambiental, inclusão social e inovação com produtividade e qualidade. “Mas ainda buscamos reconhecimento por todo esse primoroso trabalho, em especial aos agentes reguladores do mundo. Busca-se um trabalho de comunicação e monitoramento, tendo-se como maior exemplo a plataforma de rastreabilidade dos cafés do Brasil em tempos de ESG”, comenta Marcos Matos, diretor-geral do Cecafé.Segundo ele, o Brasil possui inúmeros exemplos sustentáveis comprovados pelo método científico. “Balanço de CO2 em ambiente tropical, para acesso ao mercado de crédito de carbono; capacitações em boas práticas, monitoramento de resíduos e tendências de mudanças de Limite Máximo de Resíduos (LMRs) nos mercados; inclusão digital no campo; código de ética de conduta e selo de sustentabilidade; gestão de riscos; e plataforma de rastreabilidade foram os principais temas apresentados pelo Cecafé no evento”, revela.Matos finaliza que foi uma oportunidade para fortalecer a união dos segmentos do café brasileiro, estruturar novas estratégias diante das tendências, atualizar as informações e trazer novas perspectivas. “O Cecafé é parceiro do produtor e da indústria na busca pela promoção da imagem do Brasil e pelo reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido pelo país, em especial no café”, conclui.

Fonte: Cecafe