ABIC apresenta propostas da indústria de café ao Congresso Nacional

Discussão sobre impostos e Frente Parlamentar do Café fizeram parte da agenda

No último dia 28, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) marcou presença em Brasília, no Congresso Nacional, para acompanhar o lançamento da agenda legislativa organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento reuniu diversos deputados federais e senadores, além de representantes de entidades do segmento.

A ABIC participou do processo de construção das propostas, que reúnem 139 projetos de lei de interesse do setor industrial, dando ênfase à sustentabilidade, à reindustrialização, à retomada de empregos e à atração de investimentos. Pavel Cardoso, presidente da ABIC, destacou a importância do engajamento da indústria cafeeira com o Poder Legislativo: “É assim que teremos a oportunidade de defender os interesses do segmento, sempre visando transformações positivas para o ambiente de negócios e, também, para a superação dos obstáculos do chamado ‘custo Brasil’”.

Das propostas definidas, doze ao total, Celírio Inácio, Diretor Executivo da Associação, reforçou a discussão sobre a Reforma Tributária: “Somos contrários a qualquer medida que resulte em aumento de impostos para a nossa indústria de café. Pela relevância no país, a agroindústria não pode ser onerada”. A ABIC irá monitorar, junto à CNI, os principais temas de impacto para o setor cafeeiro.

ABIC participa de lançamento da Frente Parlamentar do Café

A data também foi marcada pelo lançamento da Frente Parlamentar do Café, realizada na Câmara dos Deputados e com a presença de autoridades e representantes de todos os elos da cadeia cafeeira.

O grupo parlamentar reúne mais de 200 deputados federais de todo o país e irá trabalhar com pautas relativas ao setor, como o fundo de defesa da economia cafeeira (FUNCAFÉ), pesquisas relacionadas à cultura do café e sobre investimento no segmento. A Frente multipartidária é liderada pelos deputados federais Emidinho Madeira (PL/MG), Evair de Melo (PL/ES), Diego Andrade (PSD/MG) e Odair Cunha (PT/MG).

Na ocasião, Cardoso discursou para os presentes, e apontou o importante histórico da ABIC, que completa 50 anos em 2023, responsável por aumentar o consumo per capita e diminuir os casos de fraude no café, através de seus programas de certificação, reconhecidos mundialmente. A Associação entregou ao presidente da Frente Parlamentar uma proposta legislativa que permite o investimento em propaganda do café brasileiro, a fim de contribuir com a exportação do alimento, conforme explica Cardoso: “Fica aqui o nosso desafio para que essa Frente Parlamentar caminhe no sentido de também desenvolver o marketing do café brasileiro, que vai ajudar a indústria nacional a exportar mais, remunerará melhor o produtor e permitirá a entrega de um café melhor percebido aqui dentro do país e, também, lá fora”.

Fonte: Campo Vivo